terça-feira, 4 de janeiro de 2011

CAIM E ABEL

Oração: Querido Deus, abençoa todos nós. Faz com que saiamos daqui levando muitas coisas boas conosco. Em Nome de Jesus , Amém!

História – Caim e Abel

Vocês já conhecem a história de Adão e Eva e também já sabem como eles foram expulsos do paraíso.
Pois é. Agora, Adão e Eva não moram mais no lindo paraíso. Sua vida, que antes era tão alegre e feliz, está triste e infeliz.
Mas, um certo dia, Deus deu a eles um presente. Eva estava grávida. Quando a criança nasceu, ela disse: "Deus me deu um filho homem". E este filho recebeu o nome de Caim
Algum tempo depois, Eva teve um outro filho, que se chamava Abel. Ela cuidava de seus filhos da melhor forma que podia. Fazia caminha de feno e os cobria com peles de animais para aquece-los.
Os meninos cresciam bem e com bastante saúde. Eles aprenderam a andar e a falar Adão e Eva os ensinaram a rezar. Contavam para as crianças sobre Deus, o paraíso e o mau Satanás, que fazia as pessoas serem desobedientes.
Eles sempre perguntavam a Caim e Abel se eles iriam sempre amar e obedecer ao Senhor em qualquer tempo.
Caim e Abel cresceram e já estavam moços. Estava na hora deles ajudarem seu pai no trabalho. Caim escolheu ser lavrador. Ele trabalhava no campo e semeava o trigo. Quando trigo estava bom, ele cortava e moia os grãos e assava pães. Abel escolheu ser pastor de ovelhas. Ele as levava para o campo e procurava um bom capim para elas. 0 leite que as ovelhas davam, eles bebiam. E, às vezes, matavam uma ovelha e tinham uma saborosa carne para comerem. A plantação de Caim e as ovelhas de Abel cresciam a cada ano.
Mas quem fazia o trigo de Caim crescer? E quem dava novas ovelhas para Abel? Sim, era Deus. Tudo vem de Deus. Caim e Abel o sabiam bem porque seus pais falaram muito sobre isso para eles.
Porque Deus lhes dava boas coisas sempre, eles queriam agradecer e Lhe dar alguma coisa em troca. Então ofereceram um sacrifício Quando Abel queria oferecer um sacrifício ao Senhor, ele escolhia a ovelha mais bonita e a separava para Deus. Então ele fazia um fogo em cima de um monte de pedras, matava a ovelha e a deitava sobre o fogo. Assim o sacrifício estava preparado. Agora o sacrifício tinha que queimar. Enquanto fazia seu sacrifício, Abel se ajoelhava e falava com Deus: "Querido Deus, eu te amo muito. Tu cuidas tão bem de mim; por isso quero muito te dar esta ovelha em sacrifício, para te mostrar que sou grato ao Senhor".
Deus ouvia tudo o que Abel dizia. Ele sempre escuta tudo o que os homens rezam. E via que Abel o amava de verdade, assim com ele amava a Abel. Deus aceitava o sacrifício de Abel e fazia a vida dele alegre e feliz.
Caim também oferecia um sacrifício a Deus. Porém, enquanto rezava, Caim pensava: "Por que devo agradecer a Deus se fui eu mesmo quem semeou o trigo e trabalhou pesado por ele?". E, do mesmo jeito que ouvia o que Abel dizia e pensava, Deus também escutava o que Caim estava pensando. Viu que Caim não o amava de verdade e por isso não aceitou o sacrifício de Caim Também não tomou a vida de Caim alegre e feliz.
Caim percebeu isto e ficou bastante zangado com Deus e com Abel. Principalmente com Abel. Ele teve inveja de Abel e pensou que Deus dava preferência para Abel. Cada vez que Caim pensava nisto, ficava mais e mais zangado. Às vezes, não conseguia nem dormir ou comer direito... Muitas vezes Caim era mau com Abel.
Deus via isso e falava com Caim: “Porque você é tão mau e invejoso? A culpa de tudo é só sua, porque você não me ama. Se você me amasse, também seria feliz como Abel. Tome cuidado Caim você não deve ter inveja. Isso vai te prejudicar...”. Deus bem que tentou alertar Caim, mas ele não lhe dava ouvidos.
Um certo dia, Caim chamou Abel para um passeio pelo campo. Quando estavam sozinhos, Caim começou a brigar com Abel. Bateu nele com toda a sua força e fúria até matá-lo. É isso mesmo, Caim matou seu irmão. Abel estava caído no chão e seu sangue escorria pela grama.
Caim ficou muito assustado e correu para bem longe. Tinha medo que Deus tivesse visto e o castigasse. Ele torceu para que Deus não tivesse visto o que ele tinha feito com seu irmão. Mas Deus vê tudo e viu isso também. Deus perguntou a Caim onde estava Abel. Caim disse que não sabia. Ele foi mentiroso e mal-criado com Deus.
Deus disse a Caim: "Por que você fez isso, nada mais vai crescer para você. Você também não poderá mais morar aqui. Vai embora. Eu não quero mais saber de você! Como castigo, você nunca mais terá sossego e nem será feliz".
E Caim foi embora como Deus havia ordenado. Ele foi para muito longe, mas sempre lembrava de Abel. Caim nunca mais foi feliz. Ele sempre estava amedrontado. Adão e Eva perderam seus dois filhos num só dia.
Já era tarde e nem Caim e nem Abel voltavam para casa. Então eles resolveram sair para procurá-los. Encontraram Abel deitado no chão. Ele parecia estar dom-findo, mas, na verdade, estava morto. Então eles o enterraram. Ficaram muito tristes, mas Deus lhes deu outros filhos, e os fez felizes de novo.
Adão e Eva sempre lembravam de Abel e pensavam: "Pobre Abel!" Mas Abel não era pobre e nem infeliz. Ele estava no céu junto com Deus e os anjos, em um lugar mais bonito do que o paraíso, onde ninguém o maltratava.

Oração final: Querido Deus, perdoa-me por eu ter sentido inveja de outras pessoas. Sei que a inveja é um sentimento muito feio e que pode trazer muita coisa de ruim. Não me deixe sentir inveja dos outros de novo. Eu te agradeço por todas as coisas que tens me dado todos os dias. Eu te amo muito e não quero que o Senhor deixe de cuidar de mim Faz de mim teu filho e teu discípulo,Em Nome de Jesus , Amém.

Sugestões de atividades:
Entregue a cada criança em uma folha do questionário para eles possam responder, depois juntamente com as criança corrija, mostrando-lhe a resposta correta.

QUESTIONÁRIO DA HISTÓRIA DE CAIM E ABEL



Vamos ver o que você aprendeu na história de hoje?

1.Quem eram Caim e Abel?
(a)Primos que estavam visitando um parente distante
(b)Filhos de Adão e Eva
(c)Amigos de Jesus
(d)Comerciantes da vila onde moravam Adão e Eva

2.A história diz que só um dos dois amava Deus de verdade. Você se lembra quem era?
Resposta: ____________________________________________________

3.Caim sentia que Deus gostava mais de Abel e tinha __________________ de Abel.

4.Esse sentimento de Caim era tão forte que ele acabou fazendo uma coisa com seu irmão Abel.
Qual das opções está errada?
(a)batendo
(b)abraçando
(c)brigando
(d)matando

5.A história nos fala que Caim e Abel ofereceram sacrifícios para Deus. Será que você consegue explicar com sua palavras o que é um sacrifício?
Resposta:______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6.Conte o que você entendeu da história. Pode ser escrevendo, desenhando, da forma que você achar que vai ficar melhor.

Adão e Eva

Oração – Abençoa Senhor este nosso encontro com todos que estão aqui na célula e o dia de hoje. Em Nome de Jesus , Amém!

História – Adão e Eva

Adão passeava num jardim muito bonito. Na grama floresciam as flores. Nas árvores havia pássaros cantando. Frutas gostosas pendiam sobre sua cabeça: uvas, maças e muitas outras.
Havia também animais de toda espécie. E todos os animais eram mansos e pacíficos. Não havia entre eles nenhum animal feroz, nenhum que fizesse mal ao outro.
Como era bom estar neste belo jardim!
Sabe como se chamava o jardim?
Jardim do Éden ou o paraíso.
Sabe quem mais estava lá? Deus, o Senhor.
Foi Ele quem fez o Jardim, e deu-o a Adão, para nele morar. Deus cuidava de Adão, como um pai cuida de seu filho. Ele queria que Adão ficasse bem alegre e feliz.
Às vezes, quando Adão passeava no paraíso, o Senhor vinha conversar com ele. Adão ouvia a voz de Deus e f içava muito contente.
Porque o melhor de tudo para Adão era saber que Deus estava tão perto dele !
Adão tinha de cuidar do belo jardim. Também podia comer de todas aquelas frutas boas, quanto quisesse.
Mas havia uma árvore da qual Adão não devia comer. Esta árvore estava no centro do jardim e chamava-se: "Arvore da Ciência do Bem e do Mal."
Deus tinha dito: "De toda árvore do jardim comerás, só desta uma não comerás. Porque se dela comeres, certamente morrerás."
Adão obedeceu às palavras do Senhor.
Sempre se desviava daquela árvore.
Pois não queria magoar a Deus.
Um dia, Deus trouxe todos os animais a Adão, para que ele desse um nome a cada um. Os nomes que ele daria seriam mesmo seus nomes. Lá vinham eles, dois a dois, macho e fêmea, em uma longa fila. Primeiro, dois animais bem grandes, que foram chamados de elefantes.
Depois, dois passarinhos bem pequenos receberam o nome de beija-flor. Em seguida passaram dois leões, duas cobras, duas ovelhas, e a todos Adão deu um nome.
Mas depois que passaram todos os animais, Adão não estava mais tão contente.
Pois todos os animais vinham em pares. Cada qual tinha sua companheira. E Adão estava só.
Mas Deus percebeu bem o que Adão estava pensando. Deus tinha cuidado dele, e assim Adão nem precisava dizer o seu desejo.
E Deus Senhor disse: "Não é bom que o homem esteja só."
Então fez com que Adão caísse num sono profundo. Quando Adão acordou, estava uma mulher a seu lado. Esta Deus lhe havia dado. Ela chamava-se Eva.
Como Adão estava alegre! Pois agora já não estava mais sozinho. Levou Eva consigo para o belo jardim. Mostrou-lhe tudo. Indicou-lhe também aquela árvore, da qual não deviam comer.
Como eram alegres e felizes! Nunca sentiam dor. Nunca ficavam doentes. Não precisavam ter medo nem ficar tristes. Pois viviam bem perto de Deus. Deus era seu Pai, e eles, Seus filhos .
Tão felizes como eles eram, nunca mais nenhum homem na terra o foi.
Mas certo dia, tudo ficou muito diferente. E isto por culpa deles mesmos!
Eva passeava sozinha pelo jardim. Nisto ela chegou perto da árvore, cujos frutos eram proibidos. Então de repente ela ouviu alguém falar.
Quem seria?
Não era Adão. E também não era Deus.
Eva parou, curiosa. Então viu uma cobra que olhou para Eva com seus olhos cintilantes e falou: "Escuta, é verdade que vocês não devem comer de árvore nenhuma? Deus disse isso?"
Eva respondeu: "Que nada, nós podemos comer de todas as árvores, menos desta aqui. Pois então teremos que morrer. Foi isto que Deus disse."
Então a cobra olhou, maliciosa, e cochichou: "Ora, vocês não vão morrer, não! Deus certamente o diz, mas não é verdade. Pelo contrário, vocês ficarão ainda muito mais felizes. Vocês ficarão iguais a Deus, tão sábios e poderosos. Pode acreditar. Eu sei melhor que o Senhor. Podem comer sossegados desta árvore. Isso não faz mal."
Eva olhou para as frutas. Pareciam tão lindas! Deviam ser muito gostosas!
Então ela o fez. Apanhou uma fruta da árvore e comeu. Depois deu um pedaço a Adão, e também ele comeu da fruta. Deus havia proibido tanto, e assim mesmo o fizeram. Isto foi um grande pecado.
Mas, no mesmo instante, Adão e Eva sabiam que a cobra havia mentido.
Logo o sentiram.
De repente não mais se sentiam felizes. Ficaram tristes e com medo, e também com muita vergonha, pois só agora notaram que estavam nus. Até então, nunca haviam reparado nisso.
Mas agora o viam. Apanharam folhas grandes e delas fizeram aventais.
Então ouviram a voz de Deus que antes sempre os fazia tão alegres.
Mas agora a voz os fazia ficarem com medo. Fugiram. Esconderam-se de Deus, no meio dos arbustos. Desejavam não ser achados por Ele.
Mas Deus os achou!
Ele chamou Adão e disse: "Onde estás? Vem cá!"
Bem, agora tinham que sair do esconderijo, pois Deus os via de qualquer maneira. Tremendo, apareceram. Não se atreviam a olhar para Deus.
Deus perguntou: "Vocês comeram desta árvore?"
Ele perguntou assim num tom zangado e ao mesmo tempo triste.
Adão respondeu: "Sim, Senhor. Mas foi Eva que me deu um pedaço."
E Eva falou baixinho: "Sim, Senhor. Mas a cobra disse que eu podia comer da fruta."
Oh! Como Deus ficou zangado com a cobra! Ou melhor, com o mau inimigo, aquele que tinha incutido tais palavras na cobra. Na realidade, foi ele quem o fez.
Satanás, assim se chamava o mau inimigo. Ele tinha inveja de Deus e queria estragar Sua maravilhosa obra. E agora havia conseguido isso. Pois porque Adão e Eva haviam desobedecido, não mais podiam ficar tão perto de Deus. Agora tiveram que sair do belo paraíso.
Mas mesmo assim Deus ainda amava estes Seus filhos desobedientes. E prometeu-lhes que algum dia tudo ainda voltaria a ser bom.
Sim, Deus ainda amava Seus filhos. Cuidava bem deles.
De peles de animais ele fez roupas para Adão e Eva, e vestiu-os. Assim eles não sentiam frio.
Mas agora Deus os mandou para fora do paraíso E também não podiam voltar, pois um anjo estava de guarda na entrada e não deixava ninguém entrar.
Pobre Adão e pobre Eva! Era tudo muito triste. Mas a culpa era deles.
Como eram infelizes!
Mas algum dia, tudo ficaria bom outra vez.
E quando se lembravam disso, ficavam novamente um pouco alegres.

Oração final: Querido Deus, dá-nos coragem para não fazermos como Adão e Eva e seguir suas ordens, sem desanimar. Abençoa esta semana que irá começar e a todos que amamos. Amém!

Sugestões de atividades:

1.Pode ser feita em um papel sulfite duas árvores (uma de cada lado) uma árvore da Ciência do Bem e a outra árvore do Mal, onde as crianças devem colocar, de um lado as coisas boas e de outro as coisas ruins que temos hoje no mundo.
2.Pode ser feita uma atividade para as crianças maiores, onde elas deverão recontar a história como seria se fosse nos dias atuais; o que elas acham que poderia ser a árvore da Ciência do Bem e do Mal.
3.Pode ser feito um jogo utilizando virtudes e defeitos, representando o Bem e o Mal.

Desenhos para colorir:




A Criação do Mundo

Oração: Querido Deus, obrigado por este ano que se inicia. Abençoa nossa célula e faça com que saiamos daqui sempre com uma bela mensagem. Amém.

História – A Criação do Mundo

Agora, mais uma vez, preste muita atenção. Então lhe contarei também como Deus fez tudo que existe.
Há muito, muito tempo, Deus criou o céu e a terra. No céu -tudo já era lindo, e claro, e alegre. Lá morava Deus com todos os anjos. E os anjos cantavam divinamente.
Mas na terra ainda não morava ninguém. Ali ainda não era lindo. Ali fazia frio, e era quieto e escuro, muito escuro. E toda a terra ainda estava coberta de água.
Então Deus pensou assim: "Quero embelezar a terra também".
Ele disse: "Que se faça luz!"
E houve luz porque Deus o ordenou. O que Deus diz, isto já se realiza.
Mas quando veio a noite, a terra ficou novamente na escuridão. Isso era preciso mesmo, pois à noite sempre escurece.
E Deus disse: "Quando é claro, então é dia; e quando é escuro, então é noite."
E assim passou-se o primeiro dia.
No segundo dia, Deus continuou seu trabalho.
Ele disse: "Sobre a terra deverá resplandecer um céu azul!"
E logo se fez assim: Via-se então muitas nuvens brancas balançando-se no céu azul. Era lindo de se ver.
Então anoiteceu outra vez. Passou-se também o segundo dia.
A terra toda ainda estava coberta de água. Mas no terceiro dia, Deus secou uma grande parte da terra. De lá Ele afastou toda a água. E Deus disse: "A parte seca é a terra, e a água é o mar."
Então Deus fez crescer de tudo na parte seca: capim, flores e árvores. As flores tinham um perfume agradável e floresciam tão belas! As árvores balançavam-se ao sopro do vento.
Sim, como a terra estava ficando linda agora!
Mas no quarto dia ficou tudo mais bonito ainda. Porque agora Deus fez o sol. Este aparecia de manhã no céu, subia mais e mais e esquentava a terra. As flores voltavam-se para a luz clara e tornaram-se muito mais bonitas. Quando começou a anoitecer, o sol foi descendo, e finalmente desapareceu.
Mas não ficou mais tão escuro, pois agora a lua estava no céu. Deus também já a tinha feito. E as estrelas brilhantes também.
Deus disse: "0 sol deverá sempre brilhar durante o dia, e a lua, à noite."
E assim se fez.
Então chegou o quinto dia.
E você sabe o que Deus criou então?
Os peixes e os pássaros.
Os peixes brincavam na água, e os pássaros cantavam nas árvores. Era como se quisessem mostrar a Deus como se alegravam.
Deus ensinou os pássaros a fazer seus ninhos. Ele disse: "Agora vocês devem por ovos e chocá-los, então sairão novos pássaros. Assim haverá sempre mais pássaros na terra."
E assim, passou-se o quinto dia.
No sexto dia, Deus criou o que de mais belo existe.
Primeiramente, todos os animais: os cavalos e o gado, os carneiros e os coelhos, o grande elefante e minúsculo ratinho. Eles todos foram feitos por Deus.
Aí Deus disse: "Agora Eu quero fazer um homem. Um homem semelhante a Mim".
E Deus fez o primeiro homem e chamou-o Adão.
E Deus disse: "Adão, você vai ser o senhor de tudo que Eu fiz: dos peixes, das aves e de todos os animais. Todos devem obedecer-lhe, e você deve obedecer a Mim."
Isto Adão compreendeu bem.
Então havia passado também o sexto dia.
No sétimo dia, Deus descansou de seu trabalho. Pois a terra estava pronta.
Deus abençoou este dia.
E daí em diante, todos os homens deveriam descansar de seu trabalho no sétimo dia.
Não existe nada no mundo que Deus não tenha feito.
E no mundo inteiro não existe uma criança da qual Deus não cuide.
Você quer sempre se lembrar disso?

Oração final: Senhor, meu bondoso Deus, tu que criaste o mundo, pensando em dar uma boa vida para nós, ajuda-nos a não destruirmos o nosso mundo. Muito obrigado por este presente. Amém,

Sugestões de atividades:
1.Você pode reforçar que o 7° dia foi o dia de descanso e pedir às crianças que desenhem o que pode ser feito no domingo;
2.Você pode sugerir às crianças que façam um painel (seja com desenhos, pintura ou colagem) a respeito da criação do mundo, ou seja, colocando tudo o que foi criado por Deus;
3.A terceira sugestão é a atividade que. Peça às crianças para desenharem o que foi feito por Deus a cada dia correspondentes.

A CRIAÇÃO DO MUNDO


No 1° dia, Deus separou o céu, a terra e o mar

No 2° dia, Deus fez o dia e a noite

No 3° dia, Deus fez as plantas

No 4° dia, Deus fez os 2 grandes luzeiros

No 5° dia, Deus fez os animais do céu e do mar

No 6° dia, Deus fez os animais da terra e os seres humanos

No 7° dia, Ele descansou

Desenhos para colorir